Gol x Aerolíneas: qual o melhor voo para Buenos Aires?
Avaliação voo para Buenos Aires
Voamos com duas companhias diferentes que operam para a Argentina partindo do Rio de Janeiro para você decidir: qual o melhor voo para Buenos Aires?
A Aerolíneas Argentinas opera no Brasil desde 1949 e hoje a ligação entre os dois países é feita em aeronaves Boeing da família 737. Na temporada de inverno de 2024, a companhia chegou a 80 frequências semanais para Buenos Aires, Mendoza, Bariloche, Ushuaia, San Martin de los Andes e Córdoba em voos diretos.
Partindo do Rio de Janeiro (GIG) para Buenos Aires, você encontra disponibilidade em 3 a 5 voos diários, dependendo do dia da semana. Esta rota é operada para o Aeroparque Jorge Newbery (AEP), o aeroporto mais central de Buenos Aires, que recebe a maioria dos voos domésticos. Seria o equivalente a um SDU ou CGH aqui no Brasil. Do Aeroparque para o centro da cidade não são mais do que 20 minutos de táxi ou carro de aplicativo.
A Aerolíneas Argentinas é membro da aliança aérea SkyTeam (da qual participam, entre outras, Air France, KLM e Delta Airlines) e possui acordo bilateral com o programa Smiles e de codeshare com a Gol.
Já a Gol opera voos saindo do Galeão para Buenos Aires, Córdoba e Rosario.
Para Buenos Aires, há voos diários para o aeroporto de Ezeiza (EZE) também operados em Boeings 737, às 07h05 da manhã, e aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras, existe um voo saindo às 22h30.
Para o Aeroparque não há voos diretos da Gol saindo do Galeão.
O aeroporto de Ezeiza fica a 32km da capital. É o aeroporto da maior parte dos voos internacionais. Apesar de ser mais longe, se não houver trânsito nem na ida e nem na volta, você leva cerca de meia meia hora para chegar ao Centro.
Leia a avaliação dos nossos voos para Buenos Aires em junho de 2024!
Aerolíneas Argentinas
Quem voou: Carol
Voo: AR 1263
Data: 27/06/2024
Horário: 11h15
Aeronave: Boeing 737 Max8
Assento: 4A
Gol Linhas Aéreas
Quem voou: Flavia
Voo: G3 7656
Data: 27/06/2024
Horário: 07h05
Aeronave: Boeing 737 Max8
Assento: 10A
Check in e Embarque
AEROLÍNEAS ARGENTINAS
O check in da Aerolíneas Argentinas é na área C do Embarque do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Cheguei às 8h30 no aeroporto e não havia muita fila nos guichês.
Como já havia feito o check in online e não teria despacho de bagagem, passei direto para a área restrita, onde o raio x e o controle de passaporte foram feitos em menos de 15 minutos. Apesar dos novos voos programados para o Galeão, ele ainda está com fluxo de passageiros bem pequeno.
Fui aguardar meu voo no lounge Plaza Premium (acesso com cartão de crédito Visa Infinite), localizado logo após a saída das escadas rolantes que levam ao terceiro andar. O embarque estava previsto para as 10h15 no portão C44, um dos primeiros do infinito corredor de portões do GIG.
Nesse horário, começaram a chamar nominalmente os passageiros que não haviam feito check in lá fora para conferência de documentos e também para avisar que o despacho de bagagem de mão no gate seria obrigatório. Eu não tenho problemas em despachar minha mala de mão, então somente tirei minha bateria portátil e mandei a bichinha para o porão.
A fila do embarque propriamente dita só começou andar às 10h50 com as prioridades por lei. O voo estava lotado. Uma curiosidade é que a Aerolíneas embarca de trás para frente. A minha fileira era a 4 e eu entrei no último grupo. Em Buenos Aires na volta também foi assim.
Apesar do pequeno atraso, a entrada na aeronave ocorreu sem maiores demoras, a tripulação foi ágil para acomodar todos e o embarque terminou às 11h20.
GOL
Eu fiz o check-in online um dia antes do voo e só então marquei meu assento. Como meu cartão de crédito é o Smiles Platinum, tenho direito a despachar uma mala grátis, então ainda passei no balcão da companhia porque quis levar uma mala média já pensando nas coisas que ia querer trazer na volta.
Além de o Galeão estar ainda bem vazio, o horário (cinco da manhã) também ajudou e não peguei nenhuma fila, todo o processo foi bem rápido, assim como passar no raio-x.
O embarque estava marcado para começar às 06h05, mas eu cheguei cedo porque sempre tenho receio de alguma eventualidade e queria ir na sala vip antes do voo.
A sala vip da Gol fica no final de um longo corredor após a escada rolante no terceiro andar, mas depois quando fui embora a escada rolante que desce me deixou bem perto do portão de embarque.
Pegamos uma aeronave que havia acabado de pousar no portão mesmo, sem ter que pegar ônibus (eba!), e o embarque atrasou uns 15 minutos, mas depois que começou foi bem rápido e tranquilo e não houve atraso na chegada.
Por conta do cartão de crédito eu também tenho embarque prioritário, então entrei logo depois dos preferenciais por lei. Eu só estava com uma mochila que coloquei embaixo do assento da frente, mas não vi disputa por lugar no bagageiro superior, apesar do voo estar cheio.
Aeronave e assento
AEROLÍNEAS ARGENTINAS
Voamos em um Boeing 737 Max8 com 6 anos de uso e configuração de 8 assentos na classe Econômica Premium e 162 assentos standard.
As fileiras na classe econômica são dispostas em 3-3 e o avião é de corredor único. Há saída USB para carregar seus aparelhos eletrônicos no braço do assento. O espaço para pernas é satisfatório para um voo curto, as poltronas são forradas em couro cinza, bem discretas. A ínfima reclinação do assento é de 7 cm.
É interessante ressaltar que a Aerolíneas não cobra pela marcação de assento. À exceção das poltronas das saídas de emergência e da fileira 3, todas as demais da classe econômica estão disponíveis para marcação gratuita a qualquer momento.
Minha poltrona era na janela, logo no início da classe econômica, e em posição pouco à frente do motor da aeronave. O Max é um avião muito silencioso e confortável, a cabine possui uma iluminação em LED em tons de azul que deixa a atmosfera bastante agradável.
Decolamos às 11h37 para as três horas de voo até Buenos Aires. A primeira hora foi em um céu com muitas nuvens. Depois o tempo clareou e quase não pegamos turbulência no trajeto. A rota vai pelo mar até Florianópolis, sobrevoamos os cânions de Aparados da Serra (lindo de ser ver do alto) e já na aproximação passamos por cima de Colônia del Sacramento.
Tocamos o solo do argentino às 14h40, o horário exato previsto no bilhete. O pouso em Aeroparque te presenteia com vários pontos turísticos de Buenos Aires de uma só vez: La Bombonera, Floralis Generica, Planetário, Puerto Madero e Retiro foram os que eu logo identifiquei durante o pouso.
GOL
A aeronave era simples e apesar de ter acabado de ser usada estava bem limpa.
Alguns assentos nas primeiras fileiras são reservados para a Premium Economy e possuem mais espaço entre as fileiras.
A configuração era 3-3, eu fiquei na janela na fileira 10, o que se revelou ter sido uma escolha ruim: primeiro porque eu não tinha janela, só uma parede ao meu lado, e depois porque eu tinha que pedir licença para as outras pessoas da fileira para ir ao toilette.
Sendo um voo cedo, a maioria dos passageiros dormiu, inclusive meus companheiros de fileira, e só depois do lanche que pude levantar, e nas fileiras mais atrás tinham algumas cadeiras vazias.
Na volta mudei minha estratégia, peguei uma poltrona no corredor depois da fileira 20, e voltei sem ninguém ao meu lado com mais conforto e podendo levantar quando quisesse.
O espaço entre as fileiras é bem apertado, mas o fato de ser um voo curto, e eu não ser muito alta, não me afetou muito.
O atendimento foi cortês e preciso.
A chegada em Ezeiza foi muito tranquila, fila de 5 minutos na imigração e quando passei a minha mala já estava rodando na esteira.
Alimentação e entretenimento
AEROLÍNEAS ARGENTINAS
Estes itens foram os piores da experiência de voar Aerolíneas Argentinas.
Não há nenhuma opção de entretenimento. O avião não tem internet e nem sistema de rede para conectar seu dispositivo a aplicativos próprios de filmes ou música (como acontece com o LatamPlay, por exemplo).
Leve seu livro ou seus seriados para assistir offline. Informações que circulam no mercado dizem que até 2025 a Aerolíneas terá wi-fi instalado em toda a sua frota – vamos aguardar!
O serviço de bordo começou às 12h35 e também de trás para a frente (curioso).
No trolley, as opções de bebida eram chá, café (ruim), Pepsi e 7Up. O lanche….. bem, não tenho palavras. Foi servido um pacotinho de torradas de pão sírio. Sem sabor e sem nenhum acompanhamento. Parecia que eu estava comendo chips de papel!
Estou desenvolvendo uma teoria de que, em voos internacionais, o catering saindo do Brasil é sempre pior do que voltando. Tive recentemente esta experiência com a TAP e com a KLM, em que os pratos servidos na volta foram infinitamente mais saborosos – e com ingredientes melhores – do que os servidos na ida.
Nesta viagem não foi diferente. Repara na foto do lanche da ida e do lanche da volta. Será que é impressão minha ou funciona dessa forma mesmo?
GOL
A Gol disponibiliza entretenimento de bordo com o uso do seu próprio celular ou tablet para se conectar à rede deles e há portas USB para carregar os aparelhos.
Eu não assisti nada, só queria colocar minha máscara para dormir, e tentar recuperar um pouco do sono da noite mal dormida.
Não havia revista de bordo, que confesso gostar de ler.
O café da manhã começou a passar pouco mais de uma hora após a decolagem e foi o mesmo lanche fraco servido na volta: sanduíche frio de queijo com tomate e só. As bebidas eram as mesmas de qualquer voo doméstico.
A minha sorte é que eu já havia comido alguma coisa na sala vip, mas que também não estava com muitas opções.
O voo foi bem rápido, sem intercorrências e eu fiquei satisfeita se for comparar com as demais companhias aéreas, nem melhor, nem pior.
Preço
AEROLÍNEAS ARGENTINAS
Quando surgiu a viagem eu considerei emitir a passagem com milhas Smiles. Porém um rápido cálculo me demoveu a ideia.
Esta passagem de ida e volta estava dando aproximadamente 90 mil milhas Smiles – um pouco mais, um pouco menos, dependendo do voo do dia. Como eu não queria nem ir e nem voltar de manhã cedo (os horários mais em conta), vou considerar 90 mil milhas.
O custo do meu milheiro é de 14 reais, então esta passagem me custaria R$1.260,00 mais os R$500,00 de taxa de embarque, totalizando R$1.760,00.
Qual não foi a surpresa ao ver que a pagante estava custando R$1.838,00 já com as taxas incluídas! Neste caso, não vale a pena emitir com milhas, a economia é irrisória.
Isso acontece porque estamos falando de uma passagem comercial da Aerolíneas Argentinas vendida pela Smiles, ou seja, é uma passagem comum que teve seu valor transformado em “milhas”. Os grandes descontos acontecem quando encontramos uma tarifa prêmio – ou award – que pode te gerar até 90% de economia em relação a uma passagem pagante.
GOL
Ambos os trechos eu emiti com milhas, pelo valor de mais ou menos 80 mil ida e volta.
Eu tinha pontos que iriam expirar nos próximos meses, a Gol tinha acabado de pedir recuperação judicial, tudo estava meio incerto, então para mim foi uma boa oportunidade.
Como já mencionei, eu tenho cartão de crédito da Gol, sou assinante do Clube Smiles, então pego emissões um pouco mais baratas e sempre tenho pontos sendo acumulados com eles.
Quando se gera milhas por um valor muito baixo (acho que praticamente todas fazem promoção de vendas de pontos com desconto), aí acho que até pode valer a pena uma emissão de executiva, ainda mais se você ainda não teve essa experiência e deseja conhecer, mas na minha estratégia eu acho que não compensa, o voo é bem curto, e para mim a executiva só compensa em voos mais longos.
Considerações finais
Afinal, quem faz o melhor voo para Buenos Aires?
AEROLÍNEAS ARGENTINAS
Faria de novo? Sim. Com preços e horários bons, eu voarei novamente com a Aerolíneas Argentinas. O fator que mais pesa nessa escolha é a chegada no Aeroparque, que é extremamente mais conveniente do que chegar no afastado aeroporto de Ezeiza, principalmente se você tiver uma conexão doméstica para outros cantos do país.
Lembrando que a Aerolíneas também oferece stop over gratuito caso você compre uma passagem para outros destinos na Argentina, mas queira passar uns dias em Buenos Aires na ida ou na volta. O valor do bilhete não se altera por inserir uma parada no roteiro.
Eu escolheria outra companhia caso encontrasse uma boa tarifa para ir na classe executiva da British Airways ou da Emirates (olha que essa aparece sempre na Smiles, hein?), que partem do aeroporto do Galeão. Para ir de econômica, a Aerolíneas está super satisfatória.
GOL
Eu faria de novo o mesmo voo sem problemas, não foi o voo mais confortável, o melhor serviço de bordo, mas o custo-benefício no valor que paguei com milhas e a duração do voo compensam.
O horário do voo de ida é um pouco chato pela hora que você tem acordar, mas eu queria chegar cedo na cidade e já ir almoçar em algum lugar bacana porque teria poucos dias de viagem, e o horário da volta eu achei bem conveniente para um domingo (onze da manhã) porque cheguei no meio da tarde, a tempo de pegar meu filho acordado e ajeitar as coisas para começar a semana no outro dia cedo.
Ter esse tempo de respiro entre chegar, organizar as coisas, descansar e já voltar para a rotina eu acho muito bom quando dá para ser encaixado.
A parte negativa foi não ter podido curtir a Feira e o Mercado de San Telmo. Motivos para voltar não faltam, e eu voltarei!
Siga no Instagram e veja nossa viagem a Buenos Aires nos destaques!
Leia também a avaliação do voo internacional da Azul para Curaçao partindo de Belo Horizonte.