As praias de Curaçao que você deve conhecer
Praias de Curaçao
São nada menos do que 35 praias na pequena ilha de Curaçao. Como a estadia média do turista que visita este hot spot no Caribe é de uma semana, vamos te mostrar as praias que valem a pena incluir no seu roteiro para você otimizar seu passeio nessa ilha tão acolhedora!
A localização
Antes de tudo, vamos dividir a ilha em Norte, Sul, Leste e Oeste.
As belas praias de Curaçao que vemos nas fotos são todas no lado Oeste da ilha. Esta parte do litoral é “protegida” pela costa da Venezuela e o mar é calmo, estilo piscininha. São as praias procuradas pelos turistas, onde estão os resorts e beach clubs.
No lado leste, as praias estão voltadas para o mar aberto, com pouca ou quase nenhuma faixa de areia. Não é aconselhável se aventurar no mar por essas bandas, pois não há nenhuma estrutura. De acordo com um guia local que conhecemos, os moradores da ilha costumam ir a estas praias, mas eles já conhecem os pontos certos.
Com isso, escolhemos o lado do mar que vamos conhecer. E agora vamos nos dividir entre as praias do Norte (consideradas as mais bonitas) e as praias do Sul (para quem gosta de um agito e baladas).
Praias do Noroeste: os cartões postais de Curaçao
Você vai pegar a estrada Weg Naar Westpunt e encontrar uma sequência de belas praias para passar o dia.
Do ponto mais ao norte, descendo em direção à capital Willemstad, já são mais de 10 praias para você explorar.
Veja a lista abaixo das praias de Curaçao mais interessantes para a sua visita.
Playa Kalki
As cadeiras de praia custam desde 10 ANG (USD 5) para uma espreguiçadeira até 35 ANG (USD 18) para uma day bed estofada e com cobertura.
A Playa Kalki tem um restaurante muito agradável de frente para o mar, com preços de praia porém não extorsivos.
No mar calmo e cristalino há plataformas de madeira flutuante para você nadar até elas e relaxar no mar.
Há uma empresa de mergulho no local, então se você curte fazer scuba diving pode alugar os equipamentos e fazer os passeios aqui.
Você pode combinar a Playa Kalki com a Playa Piskado, famosa por ser um point para nadar com tartarugas.
O ideal é ir bem cedo para Playa Piskado, quando os turistas ainda não chegaram e você poderá ver as tartarugas com mais tranquilidade.
Lá pelas 10h ou 11h você já estará saindo para passar o dia na Playa Kalki.
Acesse este post do Instagram com todas as dicas para a visita à praia das tartarugas.
Kenepa Grandi
Esta é uma das praias mais fotografadas e frequentadas de Curaçao. Kenepa Grandi (Grote Knip) é especialmente bonita pelo seu formato e pela cor da água. Próximo às pedras, você consegue fazer snorkel e ver muita vida marinha. No dia que fomos a esta praia, o lado direito estava muito melhor, com peixes maiores e mais coloridos.
A praia é pública, mas a estrutura já é mais precária comparada com Playa Kalki. Você pode alugar o par de espreguiçadeiras por 15 dólares ou somente estender a sua canga também na faixa de areia. Há algumas áreas de sombra sob as árvores, ombrelones e palapas (guarda-sol de palha). Há uma lanchonete na areia, um quiosque (que vende até coxinha!) e uma loja de smoothies no estacionamento.
Do estacionamento você tem a vista mais bonita, vendo toda a praia de cima.
Cuidado com as árvores de frutas que parecem maçãs! São altamente venenosas e não é recomendado nem tocar, nem ficar sob a árvore. Há inúmeras placas nas praias avisando sobre isso.
Nas praias públicas é proibido entrar com animais, com caixa de som e acender fogueiras. No entanto está liberado levar seu cooler com bebidas e comidas – e às vezes até fazer churrasco.
A visita a Kenepa Grandi pode ser combinada com Kenepa Pequena (Klein Knip), que fica bem ao ladinho dela – 4 minutos de carro somente. Você pode usar o mesmo ticket das espreguiçadeiras de Kenepa Grandi na irmã menor. Também valem a visita a Playa Jeremi e Playa Laguna. Estas três praias já são mais “naturais”, sem ponto de apoio de restaurantes na areia.
Você pode visitá-las somente para um mergulho e fotos ou levar seu cooler com insumos para passar mais tempo nelas. Na Playa Laguna, há um restaurante com uma vista bonita, bem no alto de um dos penhascos laterais.
Porto Mari
Esta é uma praia privada, com excelente estrutura. Foi a minha preferida nessa região. A taxa para entrar na praia é de USD 3 por pessoa e cada espreguiçadeira custa USD 3,50.
Como é uma praia que se estende por uma faixa maior de areia, é quase certo conseguir um lugar para sentar. O canto direito é mais vazio e tranquilo, porém mais afastado dos serviços que a praia oferece, como restaurante, banheiros e massagem.
O restaurante tem um tamanho bom e serve basicamente churrasco na hora do almoço. O bar é excelente, bem grande e muito agradável de ficar no balcão.
Porto Mari tem algumas atrações peculiares. A mais inusitada são os porcos gigantes que se refestelam pela areia. São muito bonitinhos e ficam deitados pela sombra das árvores ou em alguma poça de lama quando as encontram. Logo na chegada da praia há um pier bem bonito para fotos e uma plataforma no mar como em Playa Kalki.
No estacionamento, você pode subir em um mirante de madeira e apreciar a vista do alto dessa praia, que é muito bonita. Atenção! Não pode voar drone em Porto Mari. Aliás, drone em Curaçao pode não ser uma boa ideia por causa do vento nas praias!
Você pode combinar a visita a Porto Mari com um final de tarde no Karakter Beach Lounge (parte do resort Coral Estates), que tem o pôr do sol mais bonito de Curaçao.
Cas Abao
Cas Abao é mais uma praia privada e que fica do ladinho de Porto Mari. Tem uma grande faixa de areia e muitos pontos para a prática de snorkel. A entrada é paga por carro, sendo USD 7 para cada veículo com 4 passageiros, e as espreguiçadeiras custam USD 3 cada uma.
Cas Abao também tem estrutura completa com banheiros, restaurante, bar e quiosque de massagem.
É muito procurada por noivos que querem se casar na ilha, com cerimônia e recepção pé na areia, de frente para o mar turquesa do Caribe.
Praias do Sudoeste: diversão garantida
As praias desta região estão mais próximas ao centro e têm uma vibe mais festeira. Os mais badalados beach clubs ficam ao sul do distrito histórico de Pietermaai.
Ao contrário das praias de Westpunt, as praias do sudoeste têm atividades tanto durante o dia, como à noite também.
Veja o que você pode visitar e incluir na sua programação.
Mambo Beach
É um grande shopping de dois andares que tem uma praia dentro. No Mambo Beach Boulevard, a variedade dos bares e restaurantes que funcionam até a noite são um atrativo para muitos turistas. Na areia, você deve escolher entre um dos beach clubs se quiser curtir a praia: a entrada custa 7 ANG (USD 3,50).
O mar é muito calmo e parece realmente uma piscina porque há uma barreira artificial de pedras para conter as ondas. Para quem está com crianças é muito tranquilo.
Diariamente, happy hours e festas são promovidas pelos beach clubs, que você pode consultar a programação no site oficial do complexo. Nós visitamos à noite, para jantar, e Mambo Beach estava bem cheia e animada.
Jan Thiel
Indo mais em direção ao sul, você vai chegar em Jan Thiel, outra praia privada com 5 restaurantes e 3 beach clubs. A entrada custa 6 ANG por pessoa (USD 3).
É uma praia que você pode aproveitar durante o dia com a família e as crianças e à noite fazer o happy hour com os amigos em um dos shows e festas programados para todas as noites. O beach club Zanzibar é especialmente procurado pelas festinhas de sábado com DJ e fica aberto até as 23h.
Nas proximidades de Jan Thiel há vários pequenos resorts e casas de veraneio, sendo um lugar muito procurado para hospedagem por quem gosta de ficar perto do agito.
Tugboat Beach
Esta praia não tem balada e nem uma grande estrutura. Você pode achar até bem estranho ver imensos navios cargueiros e uma plataforma de petróleo estacionados muito perto da praia.
O grande atrativo está na verdade embaixo d´água: um rebocador (o tal do tugboat) afundado há 25 anos no local e que transformou-se em um dos melhores pontos de snorkel e scuba diving da ilha. A vantagem é que ele está a apenas 5 metros de profundidade, então oferece diversão também para os iniciantes no mergulho.
A praia possui uma pequena estrutura de bar e restaurante.
Você pode combinar Tugboat Beach com Directeurs Baai, outra praia pública porém com zero estrutura (nem cadeiras). Esta praia é também procurada por quem faz mergulho por conta de suas águas azuis porém muito profundas. A chegada à praia é bonita e rende boas fotos do alto.
Bônus: a incrível ilha de Klein Curaçao
Muitos falam que Klein Curaçao é o mar mais azul do Caribe. Eu acho que até acredito! É um azul tão diferente, quase neon, e o mar de uma transperência sem igual.
A “Pequena Curaçao” é uma ilha inabitada, que fica a 10 Km a sudeste da ilha principal. São poucos os vestígios de ocupação humana que você verá por ali: o prédio do farol – quase em ruínas – e destroços de um petroleiro encalhado na praia nos anos 80.
Para chegar à ilha você pode reservar um dos muitos passeios que partem de Curaçao pela manhã bem cedo. Atente-se que apenas duas companhias têm estrutura na praia para passar o dia, com espreguiçadeiras, palapas, banheiros, bar e refeitório: a Mermaid Boat Trips e a Miss Ann Boat Trips. Não deixe de fazer este tour, ele é realmente imperdível!
Nós escolhemos a Miss Ann, pelo barco ser mais veloz e sair um pouco mais tarde do pier do que a Mermaid. Os passeios são de dia todo, incluindo almoço, chegando na ilha por volta das 8h30 e partindo às 16h.
O mar de Klein Curaçao é muito rico em peixes, ideal para fazer snorkel e mergulho de cilindro também. A ilha não tem sinal de celular nem wifi, então é um dia no roteiro para desconectar e praticar o dolce far niente.
Veja no Instagram mais detalhes sobre o passeio da Miss Ann Boat Trips.
Outros passeios
Nem só de praias vive Curaçao. Você pode fazer também passeios culturais no centro histórico, pode explorar as áreas mais desérticas da ilha em quadriciclos com um guia ou visitar cavernas com formações geológicas milenares.
Com o nosso parceiro GetYourGuide, muitas experiências fascinantes estão disponíveis para você reservar clicando neste link.
Quer saber mais sobre como planejar suas férias nas praias de Curaçao? Deixe a sua pergunta nos comentários e a gente te ajuda.
Leia sobre como planejar sua viagem para Curaçao aqui.