praia de porto mari na viagem para curaçao
Américas,  Caribe,  Curaçao,  Hotéis,  Planejamento,  Transporte

Como organizar uma viagem para Curaçao

VIAGEM PARA CURAÇAO

A pequena ilha de Curaçao se tornou um hot spot do Caribe por causa de suas águas azuis cristalinas e por estar fora da rota de furacões – podendo ser visitada o ano todo. Leia e salve nossas dicas sobre como planejar uma viagem para Curaçao nas suas próximas férias.

Como chegar em Curaçao?

avião da copa airlines na pista
A Copa é uma opção de aérea para Curaçao que sai de várias cidades do Brasil

A boa notícia é que há voos diretos para Curaçao saindo do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

Esta rota é operada pela Azul com frequência semanal de 2 voos de ida (quarta e sábado) e de volta (quinta e domingo) em um Airbus A320. É uma rota muito conveniente, principalmente pela facilidade de conexões com a própria Azul, que tem uma capilaridade muito grande de rotas em aeroportos menores no interior do país.

Outras possibilidades fáceis para nós, brasileiros, são via Bogotá ou Panamá.

Por Bogotá, você vai voar de Avianca, saindo do Rio ou de São Paulo com frequências diárias.

Pelo Panamá, você vai voar de Copa Airlines, também com frequências diárias e com mais opções de pontos de partida do Brasil, com voos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.

Para emitir com milhas na Avianca ou na Copa, você pode usar pontos dos programas Smiles ou TAP Miles & Go e resgatar sua passagem nessas companhias parcerias.

Documentos necessários para a Imigração

A imigração em Curaçao é rápida e muito tranquila. São centenas de turistas desembarcando diariamente vindos das Américas e da Europa. O turismo é o motor da economia da ilha, pois não há nada muito expressivo sendo produzido lá e que sustente o país.

Alguns documentos são essenciais e serão pedidos na imigração – na verdade, caso você não os tenha no check in aqui no Brasil, nem embarca.

capa de passaporte com cartões de embarque
Documentos em dia são fundamentais para qualquer viagem

Passaporte dentro do prazo de validade (sempre recomendamos que esteja com validade maior do que seis meses, como uma precaução mesmo)

Certificado internacional da vacina da febre amarela. Depois do passaporte, é o documento mais importante que você não pode esquecer, pois é conferido ainda aqui no aeroporto do Brasil. Caso você ainda não tenha o seu, recomendamos a leitura deste post para saber como emitir.

Cartão de imigração preenchido (em meio digital ou impresso). Este cartão é a sua pré entrada em Curaçao. Muito simples e deve ser gerado até 7 dias antes da viagem no site dicardcuracao.com. Serão solicitados uma foto do seu passaporte, meios de contato e informações básicas da viagem, como data e local de hospedagem. O documento também é solicitado durante o check in do voo – no nosso caso foi em Belo Horizonte. Alguns passageiros não sabiam da necessidade do formulário e entraram no site para preencher no balcão da companhia, atrasando um pouco o andamento da fila.

Comprovante de retorno e de estadia. Não é usual que peçam para ver em Curaçao, mas é bom levar a cópia da passagem e da reserva da hospedagem impressas. No aeroporto tem wifi grátis, mas até conectar e achar no celular… monte uma pastinha para colocar todos esses documentos que já facilita bastante! Na minha mais recente imigração em Londres, o oficial elogiou quando eu tirei da pasta tudo o que ele pediu. Falou que eu estava super organizada! Imagino como não deva ser normalmante!

Prova de que possui meios de se manter no período da viagem. Também não é usual que peçam para ver seu dinheiro ou perguntem quanto você tem. Mas o portal de turismo de Curaçao sugere uma média de 150 dólares por dia por pessoa caso você fique em hotel e 100 dólares por dia caso você fique em casa de amigos ou familiares.

Seguro viagem que cubra despesas médicas. Apesar de não ser obrigatório, o governo de Curaçao aconselha que você tenha um seguro para cobrir eventuais despesas médicas em sua viagem (ou, se não contratar, que você tenha fundos para pagar pelo atendimento médico que precisar na ilha). O seu seguro viagem deve ser suficiente para consultas e procedimentos de emergência, internações e repatriamento caso necessário. Curaçao tem três hospitais, sendo o maior deles em Willemstad – e o único que tem leitos de UTI. Ele fica quase em frente ao shopping do hotel Renaissance. Acesse o banner no final do artigo para contratar o seu seguro viagem para Curaçao.

Moeda e Compras

centro de curaçao com casas coloridas e comércio
A Penha é uma loja Duty Free que vende cosméticos em Punda

Em Curaçao, a moeda oficial é o ANG (Antillean Guilders ou Florim das Antilhas Holandesas). A cotação da moeda local em relação ao dólar tem pouca variação. Você pode considerar que 1 USD é igual a 1,70 ou 1,80 ANG. Fica nessa faixa.

Dito isto, preciso te avisar que não há a menor necessidade de fazer câmbio de dólares para florins quando você chegar em Curaçao. Todo o comércio nas áreas turísticas que você vai frequentar aceita dólares. Eu havia lido em algumas pesquisas que quando o pagamento fosse em dólares, o troco seria em florins. Mas nem se preocupe. O troco acaba sendo em dólares mesmo. Então, florins, eu nem vi!

Atenção para a aceitação de DÓLARES somente! Apesar da ilha fazer parte do Reino dos Países Baixos, o Euro não circula no dia a dia de Curaçao. Se você levar euros, aí sim vai precisar trocar por florins!

As maquininhas de cartão também estão presentes em todos os estabelecimentos e você pode usar seu cartão de crédito do Brasil (cuidado com o IOF e o spread) ou o cartão de débito da sua conta global (Nomad, Wise, C6 Global e outras).

As máquinas de cartão por aproximação têm um bloqueio que não passa valor acima de 100 dólares.

Quando você for pagar acima desse valor, é necessário estar com o cartão físico! Muita gente viaja só com o cartão virtual da conta global e pode ter problemas na hora de pagar uma despesa.

E tenha sempre um outro cartão de backup para qualquer eventualidade. American Express não é uma bandeira muito fácil de usar – basicamente só em hotéis.

Sobre compras na ilha, eu pessoalmente não vi nada que me agradasse muito. O comércio é bem popular e há muitas, muitas, muitas lojas de souvenir em Willemstad.

Como estivemos na cidade no Dia do Rei (Konigsdag – 27 de abril) havia liquidações por todos os lados, alguns itens com até 70% de desconto. Veja o que você pode comprar em Curaçao:

casa de porcelana colorida
Os souvenirs de porcelana Delft são a coisa mais linda, na loja do Rif Fort. Essa eu trouxe!

Perfumes e cosméticos – a loja Penha, uma vistosa casa amarela de 1708 na frente da ponte Queen Emma, vende muitas qualidades de perfume a preços de Duty Free. Nas liquidações, a loja monta uma barraca na calçada e fragrâncias “de marca” são vendidas por até 5 ou 10 dólares. Na parte de cosméticos, você acha bastante coisa da Shiseido, Clinique, MAC e outras famosas.

Blue Curaçao – aquela bebidinha azul para fazer drinks. Ela é feita com a casca da laraha (uma espécie de laranja que só dá na ilha) e o azul é somente um corante para que fique parecida com a cor do mar. Hoje você já encontra Curaçao saborizado (tangerina, tamarindo) e de outras cores (vermelho, verde). O original é da companhia Senior & Co (desde 1896) e a garrafa tem o formato da laraha.

Queijos – sim, queijos! No supermercado holandês você acha aqueles queijinhos incríveis de Amsterdam. Se comprar para trazer para o Brasil, certifique-se que tenham data de validade e identificação do produtor para que não haja problemas na alfândega. Aquele queijo embalado no papel de pão não pode!

Souvenirs – os mais bonitos e de qualidade superior são os de Kura Hulanda Village, um mini shopping a céu aberto na região de Otrobanda, super charmoso, com restaurantes, museu e galerias de arte. Vale passear por lá de dia e à noite também.

Artigos de vestuário – o shopping Renaissance, ao lado do Rif Fort e do porto de cruzeiros, tem algumas lojas de grifes conhecidas como Tommy Hilfiger, Guess, Swarovski e Nautica. Tem uma Mango!! #voltaprobrasilmango As roupas masculinas da Mango estavam belíssimas, as femininas nem tanto.

Em Punda, o distrito histórico, você vai achar Victoria´s Secrets, Aldo, Pandora, Athlete´s Foot (um Air Jordan lá estava 200 dólares, acho que não dá muita diferença para o Brasil).

Como em todo o Caribe, há muitas joalherias em Curaçao com aqueles letreiros enormes escrito DIAMONDS!

shopping em curação no Fort Rif
O antigo forte de Willemstad é hoje um shopping com lojas e restaurantes

Clima e o que levar na mala

Quente, quente, quente! Não vou nem pesquisar qual o subclima porque não vai fazer diferença!

Prepare-se para mínimas de 25ºC e máximas de 32ºC durante todo o ano. Por estar em uma região próxima à Linha do Equador, não há variação de temperatura e nem de incidência de raios solares (a média é de 12 horas de luz do sol por dia, em praticamente todos os meses). Por isso, pessoal, protetor solar em dia!! O sol não dá descanso.

Ah, mas então lá não chove? Chove sim, mas muito pouco. Os meses mais chuvosos são entre outubro e dezembro, em que as chuvas ficam em torno de 100mm por mês. O solo é muito seco, pedregoso, a vegetação também é composta por muitos cactos e plantas baixas. Raramente você verá uma árvore frondosa dando sopa por ali.

duas pessoas na praia
A blusa UV é indispensável para aguentar o sol nas praias

Agora que você já sabe disso, não pode esquecer de itens importantíssimos na sua mala:

  • Protetor solar para rosto, corpo e lábios.
  • Creme hidratante: a água é muito salgada, a pele fica super ressecada depois de um dia de praia.
  • Repelente: eu levei mas não usei porque não foi época de mosquito. Não senti nenhum mesmo! Nem nas praias, nem na cidade. Porém, após as chuvas, os mosquitos aparecem e Curaçao tem casos de dengue e chikungunya esporadicamente. Sobre a zika, o país foi removido da lista onde o vírus é considerado ativo há 6 anos. Compre seu repelente natural, sem químicas, com nosso parceiro No Bugs usando o cupom WOWDESTINO10 para garantir seu desconto.
  • Shorts, blusinhas e vestidos frescos, chinelo… tudo muito informal. Deixa a calça jeans e o sapato arrumado em casa!
  • Roupas e chapéu com proteção UV, especialmente se você resolver virar peixe e nadar o dia todo.

E já que falamos em água, você também vai precisar para as praias de:

placa de aluguel de equipamentos na praia em curaçao
Todas as praias alugam kit snorkel e outras coisas mais, porém fica mais caro alugar todo dia do que comprar

 Kit snorkel: é mais barato comprar e levar daqui do que alugar um em cada praia que você for.

Câmera à prova d´água ou case para proteger seu celular no mar: a água é tão cristalina e a visibilidade tão boa que você vai querer tirar foto dos peixinhos e das tartarugas que cruzarem o seu caminho.

Sapatilha de neoprene: muitas praias, apesar de serem de areia, têm pedras no fundo e cacos de coral em toda a sua extensão. A sapatilha protege de algum corte ou de uma topada em pedras. Apesar de arrasar com o seu look, garante que seus pés fiquem intactos a viagem toda.

Bolsa estanque: essa foi uma invenção excelente! Eu vi a primeira vez na Tailândia em 2017. Todo mundo usava nas praias. É uma bolsa teoricamente usada para pesca, mas você coloca nela suas coisas de valor e pode entrar na água tranquilamente caso não tenha alguém na areia para “olhar” os seus pertences. Não vai molhar nadinha!

Cooler ou bolsa térmica: mesmo nas praias privadas você pode levar sua “farofinha” sem problemas. Todo mundo leva pelo menos as bebidas já geladas; sai bem mais baratro do que comprar na praia. Os mais animados levam lanchinhos também. Churrasco não é toda praia que permite fazer, geralmente só naquelas mais selvagens, sem estrutura de bar.

Eu comprei lá um “macarrão” de espuma, sabe? Foi bom para ficar dentro do mar boiando igual a uma jibóia (nem sei se jibóia bóia). Vende nos mercadinhos das estradas e, se você tiver disposição para encher, vai achar muitas bóias legais também.

Quer um checklist de mala para Curaçao? Pede pra gente nos comentários!

O idioma

casas coloridas de curaçao ao fundo
O cartão postal da cidade parece um monte de casinhas de brinquedo.

Aqui é uma torre de Babel! Curaçao tem como línguas oficiais o holandês e o papiamento, mas o inglês e o espanhol são amplamente falados na ilha.

Mas que papiamento é esse?

A origem do papiamento está na mistura das línguas africanas com o português.

Em um tour que fizemos por Curaçao, o guia explicou que este idioma surgiu na África, quando os portugueses começaram a fazer negócios no continente, e os envolvidos nas transações precisavam achar uma forma de se comunicarem.

Pegaram umas palavras daqui e dali e surgiu a primeira versão do papiamento. A que veio para as Antilhas Holandesas – principalmente pela atividade de tráfico de pessoas escravizadas – já seria a terceira versão da língua, que ganhou também palavras derivadas do holandês. Este papiamento é falado até hoje em Aruba, Bonaire e Curaçao – as três ilhas vizinhas.

Tente ler as placas em papiamento na estrada e você vai entender muita coisa!

Todos os habitantes de Curaçao são alfabetizados em holandês e em papiamento (virou matéria obrigatória nas escolas em 1986). Eles são muito simpáticos e comunicativos; você não terá dificuldade em se fazer entender.

Vem aprender umas frases úteis em Papiamento nesse post no Instagram.

casa azul e pessoas vestidas de laranja para celebrar o dia do rei
As culturas local e holandesa se misturam, seja na arquitetura, seja no costume de vestir laranja no Dia do Rei

Transporte na ilha

O que eu mais vi em Curaçao foram pontos de ônibus. Mas ônibus…

Táxi também é um artigo escasso. Se você estiver em Punda, pode pegar um táxi no ponto em frente ao palácio do governo e ir para a praia. Mas como vai voltar? Complicado, né?

Carro é essencial para se deslocar pela ilha. As distâncias são grandes, as praias ficam longe e não dá para confiar em transporte público não.

As estradas são simples de dirigir. A via principal é bem pavimentada, possui muitas rotatórias e a sinalização até que cumpre seu papel caso o Google Maps não te ajude.

Se você tiver status ou benefícios nas grandes locadoras, no aeroporto vai encontrar Sixt, Álamo, Budget e Enterprise.

Se quiser atendimento em português, há um bom número de locadoras de brasileiros e com foco em turistas brasileiros. Então, pode ser um facilitador caso sinta insegurança para tratar da locação em outro idioma.

Praça principal de Curaçao com igreja e estacionamento
Por toda Curaçao você vai encontrar muitos locais (grátis) para estacionar

 

Eu vou contar a experiência maravilhosa que tivemos com uma empresa local mesmo: a Prins Car Rental.

Acabei alugando com eles depois de muito procurar. Os preços e os reviews das “grandes” não estavam animadores, as locadoras “brasileiras” já não tinham disponibilidade e fiquei meio desanimada sem saber o que fazer.

Aprofundando as pesquisas, achei a Prins, com nota 4.9 na avaliação do Google e premiada duas vezes como uma das melhores empresas de Curaçao.

carro branco parado no estacionamento do aeroporto
É essencial alugar um carro para se locomover por Curaçao

O atendimento deles é ótimo! Tiram dúvidas por WhatsApp e se comunicam várias vezes antes da viagem para confirmar datas e horários, passar instruções da chegada, sempre com muita simpatia.

O preço de um carro intermediário bem confortável na Prins estava o mesmo preço de um “popular” nas locadoras maiores. O valor para adicionar o seguro total com franquia zero também estava bem convidativo.

Antes de pegar o carro já recebemos por e-mail um arquivo com todas as fotos do veículo e os pontos com avaria sinalizados.

Como precisamos devolver o carro às seis da manhã no dia de ir embora, recebemos a orientação de deixar no estacionamento do aeroporto e mandar uma foto do local para que eles fossem buscar o carro mais tarde. Simples, eficiente e prático.

Se eu voltar a Curaçao, certamente alugarei o carro novamente com a Prins.

Caso ninguém no seu grupo dirija, existe a opção de contratar uma van com motorista para fazer os passeios com vocês. Eventualmente eu cruzava com alguns grupos de turistas que estavam sempre juntos em vans.

Onde se hospedar?

Há controvérsias!

A localização para se hospedar vai depender do seu estilo de viagem.

Se você gosta de sair para jantar, caminhar, descer para olhar uma lojinha ou tomar um drink do outro lado da rua, fique em Willemstad.

fachada e praia do hotel Renaissance Wind Creek em Curaçao
O resort Renaissance é um dos mais bem localizados na ilha

A capital tem dois distritos mais famosos que são Punda e Otrobanda, onde você pode circular a pé à vontade e com segurança, alem de encontrar ótimos restaurantes em um raio de no máximo dez minutos de carro.

Parte chata: não tem praia. Aí você vai ter que pegar o carro mesmo e se deslocar entre 20 e 45 minutos para encontrar uma das bonitas praias de águas azuis de Curaçao.

Se você, ao contrário, não faz questão de ficar saindo, prefere aproveitar mais o dia nas praias e ficar no seu canto à noite, hospede-se no noroeste da ilha, na direção de Westpunt.

Ali você estará a poucos minutos das melhores praias de Curaçao, vai ter o pôr do sol mais lindo e encontrar algumas opções bem legais de hospedagem em villas e condos.

Se você é da balada mas também não quer deixar de curtir uma praia, procure a região entre Mambo Beach e Jan Thiel, onde há uma porção de beach clubs com happy hour e festas ao longo da semana.

Jan Thiel tem uma vibe bem jovial e despojada e você consegue também boas opções de hospedagem em resorts.

Veja a lista de hotéis que separamos para você.

O melhor da ilha!

Baoase Luxury Resort (alô, Mega Sena!). Maravilhoso e fortunoso, de cair o queixo realmente. Como ainda não deu para ficar lá, fomos conhecer o restaurante que é um espetáculo! Pé na areia e luxuoso sem ostentação.

praia privativa do hotel Baoase em Curaçao
Restaurante na praia privativa do Baoase Luxury Resort. Um sonho!

Resorts

Renaissance Wind Creek. Nós ficamos hospedados neste. Localização excelente bem no centrinho, logo logo vem um post detalhado sobre o hotel.

Coral Estate. Cheguei a reservar este resort, mas ele fica mais afastado do centro, perto de Westpunt. Como a nossa ideia era poder sair a pé para alguns lugares, desisti da ideia. Mas o resort possui apartamentos e casas bem amplos que parecem ser ótimos! O pôr do sol mais bonito de Curaçao é na praia desse hotel.

por do sol em praia de curaçao
O pôr do sol visto do Coral Estate Resort é o mais bonito da ilha

Sandals. Este é um resort all inclusive que somente aceita adultos. Fica no sudeste da ilha, bem abaixo de Jan Thiel – para se isolar mesmo. A piscina de borda infinita de vidro é bem bonita.

Papagayo Beach Resort. Bem animado, tem beach club na praia de Jan Thiel aberto a hóspedes e não hóspedes. Opções de apartamentos e villas.

Ávila Beach Hotel. Localizado um pouco depois de Pietermaai, uma região cheia de bares e restaurantes. O Ávila é um dos resorts preferidos dos brasileiros. Tem quartos de hotel padrão e também apartamentos equipados com cozinha. Um diferencial é a praia privativa.

Hotéis econômicos

entrada do hotel Bario emCuração com móveis e parede muito coloridas
A entrada e o pátio de food trucks do Hotel Bario em Otrobanda são muito charmosos e coloridos

Brion City Hotel. Muito bem localizado, de frente para Punda e para a ponte Queen Emma.

Bario Hotel. Em Otrobanda, super charmosinho, cheio de arte de rua. Tem um pátio onde à noite funcionam food trucks de comidas típicas. Vale a pena visitar mesmo não se hospedando lá.

Quantos dias ficar e como planejar o roteiro?

Para conhecer Curaçao com calma, uma viagem de pelo menos 7 dias é suficiente, independente do seu ritmo.

Se você é daquelas que não quer perder nada, vai ter tempo de sobra para pular de praia em praia, conhecer Punda e Obtrobanda, ir nos happy hours da ilha.

Se você é mais Slow Travel, pode ter dias de folga para curtir o hotel e fazer tudo com bastante calma, acordar mais tarde, relaxar na praia…

O mínimo, eu diria que são 5 dias inteiros. Menos do que isso não vale a pena. Algumas pessoas gostam de combinar Aruba com Curaçao. Caso você queira fazer esta viagem, pode separar pelo menos 5 dias inteiros para Curaçao e 3 dias inteiros para Aruba.

Se tiver mais tempo disponível, poderá tentar conhecer todas as 30 praias que a ilha de Curaçao possui – dá para ficar um mês e conhecer uma por dia.

foto de uma praia de aguas azuis em curaçao
Divida e ilha por regiões para otimizar seu roteiro

Para planejar o roteiro, sugiro separar a ilha em regiões e se dedicar a cada uma delas por dia de viagem para Curaçao.

Escolha uma praia principal e acrescente outras menores só para dar aquela passada para conhecer, dar um mergulho e tirar fotos.

Não pule a região de Willemstad. Curaçao tem uma parte cultural bem interessante. Vale a pena dedicar algumas horas para conhecer um pouco sobre a história da cidade e da arte de rua tão original e tão forte na ilha.

Sobre as praias….. vai ficar para o próximo post! Aguardem.

Quer saber como ter um roteiro personalizado para Curaçao? Clique aqui!

Veja todas as dicas da viagem para Curaçao nos destaques do Instagram. Segue a gente lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *