uma mulher com roupa de frio e uma mala de viagem está olhando para o painel de voos do aerporto
Companhias aéreas,  Planejamento,  Transporte

Dois destinos pelo preço de um? Sim, é possível com o stopover!

O stopover – grosseiramente traduzindo, uma “breve interrupção em uma viagem” – é um benefício concedido por algumas companhias aéreas para quem compra passagens com conexão em seus hubs, permitindo que o passageiro faça uma pausa de 24 horas ou de alguns dias para conhecer um novo lugar antes do seu destino final.

Mas o que é um hub de companhia aérea? 

hub é onde a companhia tem a sua base operacional e de onde partem a maioria ou até todos os seus voos. O hub da Iberia é em Madrid, o hub da Air France é em Paris, o da Emirates em Dubai e por aí vai.

Se você estiver viajando pela Emirates do Brasil para o Japão, na sua conexão em Dubai você pode, ao comprar o bilhete, abrir um espaço de 3 dias e conhecer os Emirados antes de seguir viagem sem custo adicional.

Quais as vantagens? Além de conhecer mais uma cidade na mesma viagem, o stopover permite que você descanse antes de voar para o destino final e vá se adaptando ao fuso horário. Em vez de uma conexão de muitas horas no aeroporto é mais agradável pegar pelo menos 24 horas de stopover no ponto de parada caso seja possível.

Importante: 

– Layover é diferente de stopover. Enquanto no segundo você precisa ficar 24 horas ou mais, no primeiro trata-se de uma simples conexão. Até 23 horas e 59 minutos é considerado layover – você pode até sair do aerporto e conhecer a cidade, mas não vai poder retirar sua babagem.

– Você deve escolher o stopover na ida OU na volta, geralmente não pode fazer nos dois trechos.

– É preciso checar a documentação necessária para o país de conexão, se há necessidade de vistos, vacinas ou valor de cobertura mínima de seguro viagem.

– Algumas tarifas não são elegíveis para stopover, como as tarifas Super Saver ou Promo.

– Stopover normalmente não pode ser feito em passagem emitida com milhas. A Flying Blue, por exemplo, vai começar a permitir stopover em bilhetes prêmio da KLM e da Air France, mas as regras ainda não estão definidas.

Preparamos abaixo um guia (com links) das companhias que oferecem essa comodidade saindo do Brasil para você :

Aerolíneas Argentinas: oferece stopover em Buenos Aires na opção Multidestinos ao comprar a sua passagem. O valor é o mesmo indo direto para o destino final ou parando alguns dias em Buenos Aires.

Copa Airlines: oferece stopover gratuito de 24 horas a 7 dias na Cidade do Panamá. Regras completas no site da cia aérea.

* Air Canada: oferece stopover de 48 horas em Toronto para viagens com destino à Europa ou à Asia.

United Airlines: oferece stopover em Houston, Chicago, Washington e Nova York, usando a opção multi-city ao comprar a passagem.

TAP Air Portugal: oferece um generoso stopover de até 10 dias em Lisboa ou Porto antes de seguir viagem.

* KLM e Air France: oferecem stopover em Amsterdam e Paris, usando a opção multi-city ao comprar a passagem. Não é válido para as tarifas Light e Standard.

* Air Europa: oferece parada de até 3 dias em Madrid

Iberia: oferece stopover de até 6 dias em Madrid e descontos em experiências na cidade. 

Turkish Airlines: Passageiros com conexão a partir de 20 horas em Istambul podem solicitar o voucher de stopover com a companhia aérea após a compra da passagem. A Turkish paga uma noite de hotel 4 estrelas para os passageiros da classe Econômica e duas noites de hotel 5 estrelas para os passageiros da classe Executiva. Um bom negócio!

Qatar Airways: outra super pedida para um stopover de um a quatro dias em Doha com hotel a preços simbólicos oferecido pela companhia. É pegar ou largar!

Emirates: oferede stopover em Dubai na opção multidestinos ao reservar a passagem, além de descontos em atrações e hotéis.

Em voo doméstico também pode?

Sim, a Latam oferece stopover de 1 a 3 dias em voos que tenham conexão em Brasilia e São Paulo – domésticos ou internacionais. Já a Gol oferece a parada nas mesmas cidades com limite de 2 dias.

Na Azul, o stopover pode ser em qualquer aeroporto de São Paulo – incluindo VCP onde fica o hub da companhia – por um período de até 2 dias.

Sempre dê aquela conferida no site oficial da empresa aérea as condições do stopover antes de comprar sua passagem, porque elas podem mudar sem aviso prévio.

Você conhecia essa técnica para comprar um e levar dois? Já coloca em prática na sua próxima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *