mulher viajando sozinha na russia, st petersburg
Opinião,  Planejamento,  Segurança

18 Dicas de segurança para mulheres viajando sozinhas

Na sua própria cidade ou viajando, as mulheres são mais vulneráveis a sofrer algum tipo de violência. Só que isso não deve ser motivo para que você desista de se aventurar sozinha por aí. Você dever estar se perguntando se é seguro viajar sozinha.

Se você nunca tentou, vale a pena experimentar. É libertador! Muitas mulheres que eram resistentes à ideia acabaram se surpreendendo.

Por aqui, já viajamos diversas vezes sozinhas e cada tipo de viagem tem seus pontos negativos e positivos. O que a gente não deixa de fazer é ir quando surge a oportunidade de viajar. Nem sempre temos companhia quando podemos tirar uns dias, ou alguém interessado em ir para o destino que queremos.

Mais uma vez a dica de ouro é: planejamento. Seja pelo aspecto financeiro (viajar sozinha sai, de fato, mais caro), como para investigar o destino que você quer conhecer e não passar por nenhuma situação de aperto.

Em termos de segurança, existem algumas dicas que podem aplicadas em qualquer viagem:

mulher viajando sozinha na russia, praça vermelha1. Antes de ir, compartilhe seu itinerário com alguém contendo dia de ida, de volta, que dias vai mudar de cidade e números de voo.

2. Envie para alguém e para o seu próprio e-mail as fotos de todas as páginas do seu passaporte.

3. Evite chegar à noite no local. Diminui e encarece as opções de transporte.

4. Durante a viagem, ande com a cópia impressa do passaporte e deixe o original no cofre do hotel.

5. Quando for fazer algum passeio, trilha, caminhada ou sair à noite, compartilhe sua localização pelo celular com alguém, ou ande com um AirTag que alguém de confiança possa controlar o tempo inteiro.

6. No destino, nunca fale que está sozinha para ninguém. Se alguém perguntar, diga sempre que está com um grupo e que eles já vão chegar.

7. Também nunca diga que é a sua primeira vez no lugar e que não conhece nada.

8. Preste atenção nos horários que vai chegar e sair e se locomova com os meios oficiais. Pegue um táxi de cooperativa, por exemplo, e não de rua

9. Não ande com joias e objetos de valor aparentes.

10. Pesquise quais os tipos de golpes ou de crime mais comuns no local para o qual está indo.

11. Nada justifica violência e assédio de qualquer tipo contra a mulher, e nem ser julgada pelo tipo de roupa que se usa. Mas, sim, em alguns lugares se você não estiver vestida de modo mais conservador, o risco vai aumentar e você precisa estar ciente disso.

12. Na hospedagem, coloque uma cadeira atrás da porta ou um copo na maçaneta. Se alguém tentar entrar no quarto, você vai perceber na hora. (Eu já fui roubada assim em Roma. Entraram no meu quarto comigo e minha avó dormindo. Por sorte, o interesse era só em roubar bens materiais e levaram minha mochila, mas é isso é assunto para um futuro post).

13. Se fizer compras, não custa reduzir o número de sacolas antes de voltar para o hotel, seja para o momento que você chegar não chamar muita atenção, quanto para quando alguém for limpar o seu quarto.

14.  Leve pouca bagagem. Se virar sozinha com peso ou muita coisa não é uma boa ideia.

15. Não deixe ninguém se aproximar muito na rua, no transporte, mesmo que a pessoa seja criança, grávida, idosa e pareça inofensiva.

16. Aprenda palavras úteis no idioma local e use e abuse do tradutor do Google.

17. Por mais que se encante com o lugar que estiver, procure estar atenta com as bolsas, ao seu sexto sentido, se alguém está te seguindo. Tenha mapas e aplicativos úteis de meio de transporte já baixados para uso sem internet no celular e não pareça perdida, ande confiante.

18. Se precisar pedir informação, entre em algum comércio e não hesite em pedir ajuda se achar que está sendo seguida.

Como você pode ver, a maioria das dicas podem ser usadas no dia a dia, mas, por mais que a gente já aplique algumas delas, em viagens costumamos nos sentir mais tranquilas e relaxar um pouco.

Mais uma vez, esperamos que a falta de companhia não te impeça de ir para onde você tem vontade! Planejamento, atenção e diversão!

mulher viajando sozinha posando em frente a árvors iluminadas

Não importa qual o seu destino, tenha sempre um seguro viagem para te dar apoio no caso de imprevistos com saúde, acidentes, atrasos e extravio de babagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *