Londres com adolescentes
Uma lista com programas infalíveis para seus filhos adolescentes curtirem a cidade da realeza com você!
Quando pesquisamos a programação de Londres na internet, frequentemente aparecem sites e blogs com matérias sobre viagem para Londres com crianças.
As indicações são sempre mais voltadas para os pequenos, que curtem o London Zoo, o Museu dos Transportes, o parquinho de Kensington Gardens… mas quando seu filho já passou dessa fase, para onde ir?
Preparamos uma lista com 8 lugares para colocar no seu roteiro – e alguns deles nem sempre você vai encontrar nos guias.
1. London Dungeon (**) / Madame Tussauds
Esta atração é sucesso absoluto entre a garotada. Atores e cenários que remetem aos períodos mais sombrios da história de Londres te conduzem em uma visita que dura aproximadamente uma hora e meia.
O percurso é envolvente e alguns sustos são garantidos. Você vai ver a peste negra, o Grande Incêndio, a caça às bruxas, Jack o Estripador… fica em frente à London Eye e você pode comprar um ingresso combinado com desconto para as outras atrações do grupo aqui.
Vale a pena incluir no combo ticket a própria roda-gigante e o museu de cera Madame Tussauds, em Marylebone, que também é um must go quando estamos com os filhos.
As estátuas de cera perfeitas dos ídolos da garotada como Harry Styles, Dua Lipa e Zendaya são bastante disputadas para fotos.
Há ainda pequenas atrações dentro do museu como a área dos heróis Marvel, com um cinema 4D, e uma enorme área de Star Wars com cenas famosas da saga reproduzidas para você fotografar interagindo com os personagens.
Para os mais corajosos, na Chamber of Horrors as estátuas mostram imagens de crimes reais cometidos ao longo da História. Creepy!
No final das atrações, a tradicional lojinha de souvenires e a oportunidade de comprar fotos tiradas nas “masmorrras” do London Dungeon e com os seus artistas e personalidades preferidos no museu de cera.
2. Thames Rockets
Um passeio de speedboat que começa no píer da London Eye e que é super divertido!
O trajeto principal e mais vendido dura 50 minutos. O barco sai da London Eye, passa em frente ao Parlamento e começa a navegar rio abaixo na direção da Tower Bridge.
O guia mostra os monumentos mais famosos que estão nas margens e conta uma lista de fatos sobre a cidade.
Sabia que o rio Tâmisa é limpo e mais de 120 espécies de peixes nadam em suas águas?
Sabia que em 1952 um motorista de ônibus distraído cruzou a Tower Bridge enquanto ela estava abrindo… e conseguiu chegar com todos os passageiros a salvo do outro lado?
Enquanto você se abastece de cultura inútil, o barco se distancia do centro de Londres e é aí que a experiência fica melhor ainda. Quando o limite de velocidade do rio aumenta para 30 nós, o piloto põe máxima potência nos motores, aumenta o som e o passeio ganha pontos em emoção! Cada curva é um desespero! Mas é bom demais!
Você pode reservar no site oficial da Thames Rockets e há passeios saindo a cada hora cheia.
3. Harry Potter Walking Tour (**)
Se você tem Potterheads em casa já deve estar preparada para ir ao tour dos estúdios da Warner em Watford (veja nosso post no Instagram sobre como chegar lá).
Mas um excelente complemento é fazer um passeio guiado que vai te mostrar Harry Potter na “vida real”, ou seja, locações reais de Londres que foram usadas no filmes e outras curiosidades.
Os tours passam pela ponte que os Dementadores destruíram, pela entrada do Leaky Cauldron, pela rua que inspirou o Beco Diagonal e muito mais. O legal é que os guias tornam o passeio muito interativo com perguntas sobre os livros e filmes, competição entre as casas… é um verdadeiro entretenimento.
Você pode fazer a reserva do seu passeio neste link.
Depois, dê uma parada na loja House of MinaLima no Soho, criada pela dupla de designers Miraphora Mina e Eduardo Lima, que efetivamente participaram de toda a criação do universo gráfico de Harry Potter.
Os produtos vendidos na loja – cadernos, pôsteres, edições especiais dos livros – são lindíssimos e você vai se apaixonar!
4.Thorpe Park
Aqui em casa, nós sempre incluímos um parque de diversões em nossas viagens. Acaba sendo um dos pontos altos do roteiro. Já fomos em parques na Dinamarca, na Alemanha, na Espanha e na Inglaterra não poderia ser diferente.
Você também vai se divertir muito em família no Thorpe Park, que fica bem pertinho de Londres na cidade de Staines-upon-Thames.
A temática do parque é muito peculiar. Conta a história de uma cidade que foi devastada por catástrofes. As atrações remetem a terremotos, maremotos, erupções de vulcão e até invasões alienígenas.
O parque inaugurou nos anos 80 e foi se modernizando e ganhando atrações que não deixam nada a dever aos grandes parques dos Estados Unidos que nós estamos acostumadas.
A área não é grande, então você consegue fazer muitos “brinquedos” em um dia. O forte são realmente as atrações mais radicais.
As montanhas-russas são excelentes e tem para todos os gostos – winged, invertida, no escuro, de lançamento hidráulico e alta velocidade, além das mais tradicionais com loopings e parafusos.
A mais nova atração é o trem fantasma que inaugurou neste verão e combina atores com tecnologia para dar aqueles sustos nos desavisados.
Durante o ano o Thorpe Park tem eventos especiais de Halloween, Mardi Gras e Oktoberfest. Os ingressos podem ser comprados com desconto no site oficial (metade do preço da bilheteria no local).
Fizemos um post no Instagram sobre o parque, leia aqui.
5. Teatros do West End
Assistir a uma peça de teatro em Londres é sempre uma boa experiência. Os teatros do centro são muito bonitos e oferecem uma infinidade de opções para agradar a família toda.
Eu vou dar algumas dicas de espetáculos que os teens vão gostar:
- Wicked : as meninas adoram esse musical sobre o Mágico de Oz! Conta a origem de Elphaba (a Bruxa Má do Oeste) e Glinda (a Bruxa Boa do Sul). As músicas são ótimas e a história é cheia de humor.
- Moulin Rouge: esse é para os mais velhos, a partir de 15/16 anos. Figurinos maravilhosos e os hits incríveis que escutamos no filme. Não tem como dar errado!
- Harry Potter and the Cursed Child: sucesso desde que estreou em um teatro belíssimo em Shaftesbury Avenue. A história se passa 22 anos após o término de Relíquias da Morte e mostra o filho de Harry Potter como um dos protagonistas.
- Stranger Things – The First Shadow (**): a origem do Mundo Invertido é contada nessa peça, que se passa na Hawkins de 1959. Super novidade do ano, estreia em 17 de novembro de 2023 com sessões já esgotadas.
- The Mousetrap (**): a peça está em cartaz há 70 anos, um mistério de Agatha Christie em que o público é convidado a descobrir “quem matou”. A casa fica sempre cheia, compre com antecedência.
Para pesquisar os espetáculos em cartaz e comprar ingressos, clique aqui.
6. Westfield Mall – White City
O maior shopping de Londres é uma opção de passeio que enche os olhos sobretudo das meninas. Uma Primark gigante, uma H&M maior ainda, Claire´s e Accessorize para elas fazerem a festa. Para as mães, grandes marcas como Gucci, LV, Tiffany&Co, Zadig&Voltaire marcam presença.
Você vai encontrar muitas opções de alimentação – restaurantes e fast foods como o famoso Nando´s para um frango piri piri – e vale a pena passar na Hans&Gretel, uma loja de sobremesas que é a própria casa de João e Maria, e no Java Whiskers – cat café moderninho para interação com os bichanos. Eles têm um Kitten Lounge só com filhotinhos, uma fofura!! Para entrar na área dos gatos é preciso ser maior de 10 anos.
7. Shoreditch
Bairro descolado no leste de Londres famoso pela arte efêmera dos grafites. A cada visita você provavelmente verá cenários diferentes pintados pelos muros. É uma ótima oportunidade para fotos instagramáveis.
A vizinhança concentra também uma variedade de brechós, principalmente na Brick Lane, e mercados de final de semana com comida de rua. Para quem curte uma vibe alternativa, Shoreditch ainda tem uma atmosfera mais autêntica do que Camden Town – que já está muito massificada pelo turismo.
Passe pelo Box Park, um shopping montado dentro de containers com lojas de moda independente, shows e vários quiosques com comidas do mundo.
Você pode explorar o Museum of the Home, que é gratuito e mostra a evolução das casas britânicas com cenários que vão desde como as pessoas viviam em 1630 até os modernos lofts atuais.
Se sobrar animação, faça uma aula de circo no National Centre for Circus Art, que vende aulas avulsas para todas as idades, do iniciante ao nível avançado.
Recomendo fazer um tour de street art quando estiver em Shoreditch e ver por onde Banksy, Invader e Stik deixaram suas artes. Clique aqui e reserve o seu passeio, com a oportunidade de participar de um workshop de grafite e liberar sua criatividade. Com certeza seus filhos vão gostar!
8. Power Up! no Science Museum
A galerinha gamer vai curtir muito a exposição Power Up! instalada no subsolo no Science Museum. São 160 consoles de videogame de todas as eras (desde os anos 70 – Telejogo, lembra? – até os modernos equipamentos de realidade virtual).
Uma chance para os teens conhecerem as mais variadas tecnologias de games, ver a evolução dos gráficos e dos consoles de jogos. É tudo interativo, você vai efetivamente brincar com todos os videogames em jogos individuais ou em grupos de até 16 pessoas.
O Science Museum fica em South Kensignton – ao lado dos museus Victoria and Albert e de História Natural. A entrada é gratuita (reserva antecipada no site) e a exposição é paga à parte, custando 10 libras para acesso durante um dia todo.
Viu quantas opções para entreter a garotada? Aposto que você também vai se divertir tanto quanto eles! Marca essa página nos seus favoritos e boa viagem!!
(**) atrações com asterisco: é aconselhável que a criança/adolescente tenha um nível de inglês pelo menos intermediário.