Turismo inclusivo e preparação para viagem
Nós amamos viajar e acreditamos que é uma oportunidade que deve estar disponível para todos, inclusive para os portadores de necessidades especiais.
No Brasil, o Ministério do Turismo tem o Programa Turismo Acessível, que constitui política de acessibilidade e propõe medidas que visam promover a inclusão social e o acesso de pessoas com necessidades especiais aos benefícios da atividade turística, com segurança e autonomia.
O site do Programa conta com um sistema de busca por cidade, tipo de estabelecimento, e acessibilidade disponível:
Essa ferramenta ajuda muito, porque como em qualquer viagem, planejar é o melhor caminho para evitar surpresas.
Seguem dicas de preparação:
– Antes da viagem:
Check-up completo, separar farmacinha básica e com remédios de uso contínuo (importante levar as receitas médicas), e manter uma rotina de atividades esportivas para adquirir um bom preparo físico.
– Conhecer seus direitos:
Atendimento prioritário, sinalização clara em lugar visível e disponível também em libras. Transporte gratuito de cadeira de rodas ou muletas, e prioridade no embarque e desembarque, assim como auxílio no armazenamento da bagagem de mão e assistência aos usuários de cão-guia.
– Organização:
Pesquisar sobre o destino para checar o nível de acessibilidade do lugar e do hotel, garantir que o meio de transporte escolhido seja o mais adequado e conferir a época com temperaturas mais confortáveis.
– Escolha de hospedagem adaptada:
Tipos de pisos, tamanho do quarto e das áreas de locomoção, presença de elevadores e rampas. E no caso de cadeira de rodas motorizada, checar a questão das tomadas para recarga.
– Contratar um bom seguro viagem
Nossa consultoria em viagens é perfeita para te auxiliar em todas essas etapas e te deixar mais segura para explorar o mundo!