Manual de etiqueta para evitar brigas em voos
As brigas e discussões dentro de aviões têm aumentado no Brasil.
Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas aponta que esse tipo de ocorrência está aumentando, dentro do avião ou ainda no check in. Em 2022 houve recorde negativo de 585 casos.
Esse fenômeno não acontece apenas no Brasil, as imagens de brigas e situações inusitadas em voos pelo mundo se espalham nas redes sociais.
Existem as pessoas que não tomam cuidado com o que pode afetar outros passageiros, e as que acham que possuem direitos que na verdade não têm – como ao compartimento de bagagem acima do seu assento, o que acaba gerando muita confusão.
Em maio de 2023, o NY Times publicou um Manual de Etiqueta em Voos, com a colaboração de um comissário de bordo, que vale a pena a conferir.
Como evitar brigas em voos?
– Antes de reclinar a poltrona dê uma olhada na fileira de trás e avise gentilmente a pessoa.
– Não deixe lixo para trás: bagunça no corredor pode ser uma ameaça à segurança e a limpeza mais cuidadosa pode até atrasar o voo seguinte.
– Compartimento de bagagens, na classe econômica é de quem chegar primeiro. Você não tem direito sobre o espaço que fica acima da sua poltrona.Você pode até ajeitar as que já estão lá para fazer caber a sua, mas não pode retirar as que já estão. Peça ajuda aos comissários, eles têm mais prática em arrumar as malas ou encontrar espaço em outro lugar. Bolsas, mochilas e sacolas menores vão nos pés, embaixo da poltrona da frente.
– Tenha fones de ouvido à mão, inclusive para crianças. Ninguém quer ouvir conversas, filmes, jogos de outra pessoa.
– Quem senta no meio tem direito aos dois descansos de braço.
– Encerrar a conversa colocando os fones de ouvido é perfeitamente aceitável.
– Não tire as meias, você pode não sentir o seu próprio chulé, mas acredite, incomoda, e não coloque o pés no descanso de braço da pessoa na sua frente.
– Use o botão de chamada com parcimônia, mas é melhor usá-lo do que cutucar o comissário de bordo ou gritar por ele no corredor.
– Não discipline o filho dos outros. Dirija-se aos pais ou a quem está com a criança, diga o que está incomodando e pergunte se não é possível fazê-lo parar.
– Resolva os problemas de distribuição de assentos antes do embarque – os agentes de portão têm acesso ao mapa de assentos.É muito mais rápido e eficiente do que pedir para os comissários de bordo resolverem a questão no avião na hora do embarque.
– Dê descarga, sempre. Por favor.
– Você não é obrigado a trocar de lugar se alguém pedir. Pode ser considerado antipático, mas não é sua obrigação ir para um assento diferente. E não é por questões de segurança de identificação caso tenha um acidente. Acredite, se isso acontecer (bate na madeira!), as pessoas são identificadas por meios muito mais seguros, como exame de DNA, por exemplo, use outro argumento, você não é obrigado e pronto, não bata boca.
Aliás, essa é nossa recomendação final, evite ao máximo bater boca com passageiros ou comissários de bordo.
Caso haja briga, resistência ou qualquer situação que impeça ou atrase o voo, o comandante da aeronave é a autoridade no local e pode pedir para que você seja retirado. Em alguns países os passageiros que causam confusão podem entrar para uma “lista negra” da companhia aérea e serem proibidos de voar de novo pela empresa.
Mesmo erradas, algumas pessoas não medem consequência para ter sua vontade atendida. Produza provas, filme, fotografe, pegue os dados de outras pessoas que possam testemunhar a seu favor e resolva depois.
Fotos com licença gratuita @Pexels